• Página Principal
  • Comunicação
  • Notícias
  • Senge acompanha início de operação da mais importante obra para o abastecimento da Grande Florianópolis

Senge acompanha início de operação da mais importante obra para o abastecimento da Grande Florianópolis

Fábio Ritzmann e Carlos Abraham, presidente e vice-presidente do Senge acompanharam ontem (23) o início da operação do sistema flocodecantador da Casan, a convite do diretor presidente Valter Galina. A obra é considerada a mais importante das últimas décadas para o abastecimento de água na Grande Florianópolis e já está operando com vazão de 2.500 litros por segundo, já com ganho em qualidade e quantidade. "Foi maravilhoso poder ver e constatar que isso vai resolver os eternos problemas de falta de regularidade no abastecimento da Grande Florianópolis", afirmou Abraham.

A obra está foi finalizada junto à Estação de Tratamento de Obras José Pedro Horstmann, localizada no final da Rua Ivo João da Silva, Alto Aririú, na Palhoça.

O Sistema Flocodecantador

Em construção desde agosto de 2012 ao pé do Morro dos Quadros, na altura do município de Palhoça, o Flocodecantador está instalado junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) José Pedro Horstmann, a maior do sistema CASAN.

A ETA capta água junto dos rios Pilões e Cubatão para abastecer aproximadamente 1 milhão de pessoas de Florianópolis, Biguaçu, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.

O Flocodecantador significa a instalação de duas novas etapas no processo de tratamento da água, capazes de ampliar de 2.000 litros por segundo para 3.000 litros por segundo a capacidade de tratamento.

O principal ganho para este verão será na velocidade de tratamento em períodos de chuvas intensas, quando a água dos rios chega muito túrbida e barrenta à estação.

Com o Flocodecantador estará garantido o fornecimento de água no verão, mesmo em meio a chuvas fortes, e oferecendo uma água ainda mais cristalina, pois o sistema pode fazer a depuração dos resíduos em alta velocidade.

O sistema Flocodecantador é um investimento de R$ 24,3 milhões, obtidos com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF) e contrapartida da própria CASAN.

 

Fonte: http://www.senge-sc.org.br/v1/em-destaque/4467-senge-acompanha-inicio-de-operacao-da-mais-importante-obra-para-o-abastecimento-da-grande-florianopolis

Autor: Sindicato SC

ImprimirEmail


Voltar para lista de notícias    Voltar para últimas notícias

 

logoMobileMA