MCTI e MiniCom discutem políticas de inclusão digital

Ministro do MCTI se reuniu nesta terça-feira (5) com o titular do MiniCom, André Figueiredo. Intenção é formar uma plataforma para integrar iniciativas das Pastas que já estão em funcionamento

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, se encontrou na tarde desta terça-feira (5) com o titular do Ministério das Comunicações, André Figueiredo. A principal agenda do encontro foi a tratativa para unificar projetos de inclusão digital pelo País.

“Existem vários programas semelhantes nessa área de inclusão digital. A nossa ideia é unificar todos eles e ampliá-los, para que possamos potencializar os serviços oferecidos por essas iniciativas”, ressaltou Celso Pansera.

Um desses projetos é o programa Cidades Digitais, gerido em conjunto pelo MCTI e pelo MiniCom. “Vamos potencializar a parceria entre as duas Pastas para ampliar a abrangência”, declarou André Figueiredo.

Os dois ministros conversaram ainda sobre a agregação dos mais de 30 mil telecentros existentes no País, a partir do cadastro deles em uma plataforma digital. Essas interligações vão possibilitar o compartilhamento de recursos e de conhecimento. A ideia é utilizar o ensino à distância nesses espaços, com equipes de apoio compostas por educadores sociodigitais, custeadas com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Também foram discutidas a evolução dos setores de radiodifusão e telecomunicações, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e a futura instalação do cabo submarino Brasil-Europa. Celso Pansera acredita que a tecnologia utilizada para a transmissão direta de dados entre os continentes sul-americano e europeu possa ser aproveitada para ampliar a oferta de banda larga em solo brasileiro.

Fonte: noticia-mcti_e_minicom_discutem_politicas_de_inclusao_digital-125830_06012016

Autor: MCTI

ImprimirEmail


Voltar para lista de notícias    Voltar para últimas notícias

 

logoMobileMA