Parque Tecnológico vai ganhar novo prédio com foco em Energia Solar

Um convênio assinado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e o Grupo Neoenergia, responsável pela Coelba, vai permitir a construção de um novo prédio na área do Parque Tecnológico da Bahia, que fica na Avenida Luiz Viana Filho, próximo à entrada da Orlando Gomes. O secretário da Secti, Manoel Mendonça, explica que o prédio vai abrigar laboratórios de certificação de componentes para geração fotovoltaica de energia (solar).

“A nossa próxima grande onda de desenvolvimento vai ser na área de energias renováveis. A indústria eólica já é uma realidade no Estado, agora é a vez da indústria solar. Nós temos todo o interesse de atrair grandes fabricantes para a Bahia. Esses grandes fabricantes precisarão certificar seus equipamentos e a ideia desse laboratório é apoiar esta necessidade”, destaca o secretário, ressaltando que a construção vai ser financiada pela Coelba, mas operada pela Ufba.

O secretário da Secti destaca também que em momentos de crise é preciso criatividade para continuar avançando. “Essa nossa parceria com o Grupo Neoenergia e a Ufba é uma prova disso. Precisamos buscar sempre parcerias que viabilizem novos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação na Bahia. Sabemos que 2015 foi um ano difícil, mas não podemos abaixar a cabeça. Crise sempre gera oportunidade”.

A expectativa é que o prédio esteja em funcionamento já em 2016. A Secti e o Grupo Neonergia afirmam que os investimentos giram em torno de R$ 10 milhões, sendo quatro para a construção do prédio e os outros seis para aquisição de equipamentos que vão servir ao laboratório de certificação.

Fonte: noticia-parque_tecnologico_vai_ganhar_novo_predio_com_foco_em_energia_solar-113204_08012016

Autor: SECTI BA